quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Concurso Nacional de Leitura 2014/15



À semelhança de anos anteriores, o nosso Agrupamento aderiu ao Concurso Nacional de Leitura, iniciativa do PNL dirigida aos alunos do 3ºciclo e Secundário que vai já na sua 9ªedição. As inscrições dos alunos interessados em participar estão já a decorrer e podem ser feitas nas Bibliotecas escolares até ao dia 7 de novembro. A 1ª fase do concurso, a nível de escola, destina-se a apurar os alunos que irão representar o agrupamento na fase distrital, decorrerá entre 7 de novembro e 22 de janeiro.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

27 de outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Hoje, dia 27 de outubro, assinala-se o Dia da Biblioteca Escolar. Ao longo de todo o mês de outubro as bibliotecas do concelho desenvolveram atividades diversas para comemorar a data e, à semelhança de anos anteriores, uma dessas atividades foi comum a todas: Uma nuvens com ideias associadas às Bibliotecas. A partir das recolhas junto dos alunos, usando o programa Tagxedo, cada BE fez a sua nuvem .

Vídeo com as nuvens de todas as BE do concelho, incluindo a Municipal.

Halloween - Leituras "Arrepiantes"

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Concurso de escrita sobre o Halloween

Exposição - Rosa dos Ventos


Está a decorrer uma interessante Exposição "Rosa dos Ventos" na escola sede. Os trabalhos estão expostos no átrio do 1ºandar. A iniciativa é do Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal. Os trabalhos estão interessantíssimos! Usando materiais diversos e diferentes técnicas os alunos construíram as suas Rosas dos Ventos. Visite a exposição!


terça-feira, 21 de outubro de 2014

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação




 Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação estão a ser dinamizadas diversas atividades no sentido de sensibilizar os alunos para a necessidade de praticar uma alimentação saudável. Realizaram-se diversas atividades como decoração da BE, exposição de livros alusivos à temática, realização de lanches saudáveis nas salas de aula comsaladas de fruta, cupcakes caseiros e sumos naturais, jogos, passatempos, sessões informativas na BE, atividade desportiva, feirinha de ervas aromáticas e outras. De entre estas iniciativas destacamos a Palestra sobre Alimentação que se realizou no dia 17, sexta-feira, dirigida às turmas do 9ºano. Esta palestra será apresentada pela Drª Lisa Cartaxo, nutricionista do Centro de saúde de Loulé, o estagiário de Dietética, João Montez e a Enfermeira Rute Couceiro . As atividades comemorativas foram organizadas pelo Clube de Saúde da escola em parceria com a BE, SPO, o Clube dos Amigos, a Equipa de Ensino Especial e docentes titulares de turma.


Hora do Conto na BE de Vale de Rãs


Ao longo do mês de outubro, as turmas do 1ºciclo e pré-escolar tem estado a participar na Hora do conto. As histórias apresentadas foram a "A sopa verde"  e "Os Músicos de Bremen". Estas duas histórias foram escolhidas de acordo com as efemérides que se comemoram neste mês: O Dia Mundial da Música e do Animal e ainda o Dia Mundial da Alimentação que se assinala,  amanhã, 16 de outubro. 


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador: 

A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias!

Imagem criada com o programa Tagxedo, a partir da recolha de palavras junto dos alunos, que completaram a expressão:
 A Biblioteca Escolar é...


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semana da Saúde Oral nas BE Cabanita - Projeto SOBE



Ao longo do mês de outubro iremos desenvolver, nas BE 1ºciclo do nosso Agrupamento, atividades de promoção da Saúde Oral. Assim, tal como em anos anteriores, em parceria com o Centro de Saúde de Loulé, temos estado a realizar sessões de informação com a higienista oral, Drª Sofia Martins. Nas sessões, sempre muito animadas e com a criançada muito participativa, a Drª Sofia dá conselhos e informações sobre como cuidar dos dentes para mantê-los saudáveis. As professoras bibliotecárias, no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) também participam ativamente apresentando aos alunos os novos materiais que compõem os novos Kits SOBE, recebidos recentemente. De entre esses materiais destacamos o CD áudio, o DVD, os livros de histórias e os jogos. No final de cada sessão os alunos ouvem e cantam algumas músicas que compõem o CD "Se a tua escova cantasse". Algumas turmas estão mesmo a preparar a coreografia de algumas músicas.
Todas as turmas do Pré-escolar e também algumas do 1ºciclo estão inscritas no Projeto 3500000 escovas e irão fazer a escovagem dos dentes, depois do almoço, na escola.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Atividades comemorativas do Dia Mundial da Música



No dia 1 de outubro, nas escolas do agrupamento comemorou-se o Dia Mundial da Música. Na escola sede e na EB. Prof. Manuel Alves destacamos as atividades:
  • "Mega aula de Música e Dança" na escola sede;
  • "Workshop do Pautas" na BE;
  • Coreografia da música "Happy";
  • Exposição de instrumentos musicais e outros trabalhos dos alunos;
  • Música ao vivo com Pedro Ferro e a sua guitarra elétrica.
As comemorações foram organizadas, em parceria, pelos professores titulares de turma do 1ºciclo e Pré, Grupo de Educação Musical, SPO e Biblioteca Escolar. Obrigada a todos os que tornaram possível esta iniciativa com um agradecimento especial à professora Susana Brito, que ensaiou a coreografia, ao professor Orlando Sousa que dinamizou o "Workshop do Pautas", à Dra Ana Dourado e ao Clube dos Amigos e à professora Paula Ferrão.

O Clube dos “Amigos Coloridos”